A exploração de gás em Alcobaça, que está a ser realizada pela Galp Energia e pela Porto Energy, está a dar sinais "encorajadores", consideram os analistas do BESI.
A Porto Energy , que explora em conjunto com a
Galp Energiapoços de gás natural, actualizou as estimativas de exploração de um poço em Alcobaça. Em Agosto, as empresas conseguiram atingir uma profundidade total de 2.935 metros. O poço está numa zona onde a camada de sal “é mais espessa do que o esperado”, o que leva a que a empresa esteja a perfurar mais fundo. O novo objectivo foi assim fixado numa exploração a 3.300 metros de profundidade.
No comunicado, a empresa alerta para o facto de estar ainda a trabalhar num “zona primária” e que “os resultados finais” ainda estão por aferir.
A Porto Energy antecipa que as operações de perfuração do poço ALC-1 atinjam a profundidade total dentro de duas semanas.”
“As descobertas iniciais neste poço parecem encorajadoras”, consideram os analistas do BESI.
Esta concessão não contribui em nada para a avaliação que o BESI tem para a Galp Energia, pelo que os analistas admitem que “qualquer descoberta pode ter um impacto positivo no preço-alvo”.
A casa de investimento realça que o sucesso deste poço pode ditar a exploração de mais dois a três poços em 2013.
O BESI salienta que apesar dos recursos provenientes do poço que está a ser explorado serem “relativamente pequenos”, a Galp tem uma participação de 50% e os termos contratuais em Portugal são “atractivos” devido aos baixos impostos que estão associados.
“Continuamos a ter uma expectativa elevada desde poço e estamos encorajados pelas descobertas preliminares”, sublinha o CEO da Porto Energy, Joseph Ash, citado no comunicado emitido.
As acções da Galp sobem 0,63% para 12,82 euros. O BESI tem um preço-alvo de 18,30 euros para a Galp.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.